Equipamentos

Gestão de EPI para trabalho em altura: 5 dicas importantes!

Os serviços em altura oferecidos por profissionais de alpinismo industrial, possuem grande serventia para estruturas prediais, principalmente. Com o propósito de manter a integridade física de cada colaborador, é necessário que esses serviços realizem uma gestão de EPI. Para quem não sabe, essa sigla significa Equipamento de Proteção Individual. Como o nome diz, são as medidas tangíveis de segurança que vão evitar quedas e outros transtornos. Ao longo do artigo, saiba como funciona essa logística. Separamos 5 dicas que vão mostrar a importância da gestão de EPI!

Gestão de EPI: informações necessárias!

O que são?

Dispositivos de uso individual que garantem a proteção contra riscos que ameaçam a saúde e toda segurança do trabalhador. Quando a logística de proteção coletiva não foi suficientemente potente, o uso e realização de gestão de EPI é obrigatório. Não só a utilização, mas a forma como são armazenados e deslocados também conta muito para manter as propriedades que dão funcionalidade aos produtos.

Importância

A importância está na segurança que todo trabalhador, principalmente o de trabalhos em altura, precisa ter. Independentemente do serviço realizado, seja limpeza, instalações ou outros reparos, o acesso por corda demanda dispositivos específicos de proteção individual.

Alpinismo industrial

Dentre os principais serviços em altura, destacam-se: pintura e limpeza de fachada predial, instalação hidráulica, instalação de pele de vidro, AMC, entre outros. São profissionais especializados e devidamente protegidos para realização dos serviços.

4 dicas que facilitam a gestão de EPI

1 – Utilização

A primeira dica para gestão de EPI está na sua utilização. Isso quer dizer sobre a análise necessária de quais equipamentos de proteção individual serão importantes para cada serviço. Essa análise obtém questões biológicas, físicas, químicas e de risco, em geral.

2 – Teste de funcionalidade

Testar o dispositivo antes de ser utilizado é uma prática intransferível. Depois de definir o que será utilizado para cada atividade específica, deve-se, então, testar seu uso. Tamanhos, probabilidade de alergia e eficácia são os principais pontos de avaliação.

3 – Treinamento específico

O corpo de colaboradores precisa ser extremamente competente e treinado em prol do bom serviço realizado. Por essa razão, a gestão de EPI exige um treinamento elaborado para cada atividade realizada pela empresa de alpinismo industrial. Não só em como instalar e usar os equipamentos, mas em todo o serviço.

4 – Distribuição

As fichas de EPI são documentos que ajudam no acompanhamento do fluxo de distribuição dos equipamentos. Além, é claro, do tempo de uso. Isso colabora na hora de administrar prazos de validade, periodicidade de manutenção e outras questões que ajudam na preservação das propriedades do dispositivo. Consequentemente, na segurança que proporciona.

5 – Estoque

Essa ficha pode apresentar equipamentos que não estão mais válidos para trabalho, que precisam de reparo. Por isso, ter um estoque abastecido para suprir qualquer emergência é indispensável para gestão de EPI. Geralmente, são os produtos com mais fluxo de saída que são mais estocados, como protetores auriculares.

Serviços em altura só com gestão de EPI

Agora que já sabe como funciona a gestão de EPI, contrate os serviços de uma empresa que embasa suas atividades nela. Conte com a Climbing Service. Oferecemos serviços de alpinismo industrial de ponta.

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