BLOG
Climbing Service
04Maio
Homem em altura fazendo processo de produção de mármore

Fases do mármore: entenda o processo de produção

O mármore é uma rocha natural utilizada amplamente na construção civil por conta das suas propriedades exclusivas. Beleza, sofisticação e durabilidade são algumas das suas principais qualidades. Este rico material possibilita a criação de belíssimos projetos arquitetônicos, conferindo cores, texturas e utilidades distintas. Neste artigo, a Climbing Service apresenta as etapas do processo de produção do mármore, desde a extração até à manutenção. Confira, a seguir.

Etapas do processo de produção do mármore

Homem em altura limpando mármore: um dos processo de produção

1- Extração

A primeira etapa do processo de produção do mármore começa nas jazidas. As reservas minerais são exploradas por profissionais especializados em mineração. Estes identificam as pedras em seu estado natural e fazem a extração manual com cortes por fios diamantados. As enormes montanhas são fatiadas e dão origem aos blocos de mármore, que posteriormente são cortados em chapas menores.

2- Beneficiamento primário

Nesta fase, as chapas de mármore são enviadas às unidades industriais, chamadas serrarias. Lá, os grandes blocos são novamente cortados para obtenção de chapas com espessuras variadas. O processo compreende a utilidade de cada produto que será produzido para determinar as dimensões mais adequadas. Geralmente, entre 2 cm a 4 cm de espessura.

3- Beneficiamento secundário

Esta etapa do processo de produção é feita nas marmorarias, empresas que realizam o corte e acabamento das peças. Existem várias formas de agregar um toque final ao mármore. Os acabamentos mais famosos são o polido, que possui aspecto liso e brilhante; resinado, que cobre os poros e confere brilho diferenciado; e o levigado, com superfície lisa e opaca. Por sua vez, o acabamento bruto conserva o estado natural da peça.

4- Comercialização

Depois de pronto, o mármore é comercializado em diferentes produtos: pias, bancadas, tanques, lavatórios, pavimentos de cômodos e revestimentos. O cliente tem a liberdade de escolher o acabamento mais adequado para seu projeto, além de solicitar o corte sob medida. O material é muito procurado para compor superfícies em áreas internas, como salas, quartos e halls.

5- Manutenção

Após todo o processo de produção e instalação da peça, muitos consumidores esquecem de manter a conservação do mármore. Por isso, é válido ressaltar que essa rocha requer muitos cuidados para manter-se brilhante e resistente por mais tempo. Objetos abrasivos, produtos de limpeza e frutas cítricas devem ficar longe do material! Tais substâncias podem manchar a pedra e causar danos à sua superfície. Além disso, é fundamental realizar uma manutenção frequente em toda a estrutura. A higienização envolve varrição, tratamento e lavagem da peça com produtos específicos.

Tratamento da superfície de mármore

O mármore é um produto delicado e deve ser preservado como tal. Para acabamentos polidos, recomenda-se utilizar somente um pano úmido para fazer a higienização. Agora, em caso de acabamentos ásperos, uma vassoura de cerdas macias é a melhor opção para retirar resquícios de pó. A limpeza deve ser feita regularmente com detergentes de pH neutro e sabões puros.

A Climbing Service realiza o tratamento de superfície de calcificação de mármore em todo o Rio de Janeiro. Nossos profissionais são especialistas em atividades de alpinismo industrial, garantindo máxima segurança no local e qualidade no serviço final. Também realizamos limpeza de fachada e pintura de fachada em edifícios!
Conte com a melhor empresa de alpinismo industrial do RJ! Entre em contato conosco e solicite já seu orçamento.

Posts RecentesCategoriasTags