BLOG
Climbing Service
04Dez
riscos em espaço confinado

Quais são os riscos em espaço confinado?

Espaços confinados são ambientes que não foram projetados para a ocupação humana constante e que possuem meios de entrada e saída limitados. Diversas atividades profissionais podem ser executadas nesses espaços, como instalação e manutenção da rede hidráulica. Geralmente, nesses locais há insuficiência de ventilação e deficiência de oxigênio. Por isso, é comum haver riscos em espaço confinado, mesmo que a profissão seja exercida por trabalhadores treinados na função.

Sabendo da importância dos trabalhos em espaços confinados para a construção civil, preparamos este artigo com informações importantes. Abaixo, a Climbing Service apresenta os principais riscos em espaço confinado. Confira!

Conheça mais sobre os riscos em espaço confinado

Regulamentação do serviço

A Norma Regulamentadora nº 33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados) é a responsável por estabelecer requisitos mínimos para identificação dos espaços confinados. Seu principal objetivo é controlar os riscos existentes do serviço para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

De acordo com a NR-33, o empregador tem como responsabilidade identificar os espaços confinados no estabelecimento e os riscos específicos. Além disso, deve garantir a capacitação dos colaboradores e fornecer gestão de segurança do trabalho e saúde com medidas técnicas preventivas.

Já os trabalhadores devem colaborar com a empresa no cumprimento da norma e utilizar adequadamente os equipamentos fornecidos pelo empregador. Há obrigação de cumprir as orientações recebidas no treinamento e comunicar situações de riscos em espaço confinado, caso haja existência.

Riscos potenciais em espaço confinado

Os espaços confinados mais comuns são silos, tanques, esgotos, caixas d’água, reservatórios, tubulações, caixas subterrâneas, galerias e biodigestores. Por sua falta de ventilação, deficiência de oxigênio e outras particularidades, a atividade representa grandes ameaças à saúde dos trabalhadores.

Confira abaixo os principais riscos em espaço confinado.

Alagamentos

Atividades em tubulações, adutoras e caixas d’água podem causar rompimentos ocasionais nas barreiras. O local pode chegar a alagar e colocar em risco a vida dos trabalhadores.

Soterramento

Algumas áreas da construção são mais propensas a desabar e, consequentemente, podem causar soterramento de trabalhadores. Por isso, o espaço deve ser devidamente escorado e sinalizado para alertar os funcionários a permanecerem longe dali. Geralmente, profissionais de obras da construção civil, serviços com mineração e armazenagem de grãos são frequentemente vítimas de soterramentos.

Asfixia

A ventilação inadequada pode acarretar em má dispersão dos elementos tóxicos presentes no ar. Além disso, há possibilidade de deficiência de oxigênio e presença de gases poluentes no ambiente. Todos esses fatores podem levar à asfixia do trabalhador.

Explosões e incêndios

É comum que algumas construções e atividades subterrâneas utilizem explosivos na execução da prática, assim como concentração de gases e vapores. Portanto, aumentam as chances de ocorrer explosões e incêndios nos locais de trabalho. Esse é um dos riscos em espaço confinado que deve ser previsto pelo empregador e seus funcionários. Para evitar acidentes, é imprescindível seguir normas do Ministério do Trabalho (NR 19) e instruções específicas do fabricante das substâncias.

Temperaturas extremas

Em algumas situações, o trabalhador é submetido ao confinamento com temperaturas extremas. É o caso dos mineradores, que ficam expostos a altas temperaturas dentro de grutas, cavernas e minas subterrâneas. Por isso, é comum haver alterações no batimento cardíaco, desidratação, aumento da temperatura do corpo e outros problemas fisiológicos.

Já os locais com temperaturas mais amenas, onde os trabalhadores são submetidos ao frio, podem acarretar em problemas dermatológicos. Além de doenças crônicas, problemas nos membros superiores e inferiores e hipotermia.

Outros riscos

Outros riscos em espaço confinado que podemos citar são:

– Engolfamento;
– choques elétricos;
– infecções por agentes biológicos;
– esmagamentos;
– intoxicações por substâncias químicas;
– queimaduras;
– presença de animais peçonhentos ou infectados.

Portanto, é função da organização disponibilizar equipamentos de segurança, assim como obrigar seu uso e fiscalizar as atividades. Somente uma empresa de confiança pode prever esses riscos potenciais e prevenir que acidentes ocorram com seus trabalhadores. Por isso, contratar uma empresa de alpinismo industrial é a escolha certa para quem busca serviços em espaço confinado.

A Climbing Service é referência no alpinismo industrial do Rio de Janeiro! Conte conosco para realizar com máxima segurança e eficiência diversos serviços do trabalho em altura, como limpeza e instalação de banners, manutenção hidráulica e pintura de fachadas. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

CategoriasPosts Recentes