BLOG
29Dez
trabalho em espaços confinados

Exercendo o trabalho em espaços confinados

Entende-se por espaços confinados, de acordo com o item 33.1.2 da Norma Regulamentadora 33 (NR33), qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana constante e que possua meios limitados de entrada e saída. Nesses casos, a ventilação existente é insuficiente para a remoção de contaminantes, podendo ocorrer a deficiência ou o excesso de oxigênio. Com todos esses riscos, o trabalho em espaços confinados possui orientações específicas.

O objetivo da NR33 é determinar os requisitos mínimos para o reconhecimento e avaliação do local de trabalho, e para controlar os riscos presentes para garantir a segurança dos que exercem o trabalho em espaços confinados.

Além disso, a lei declara que todo trabalhador designado para tarefas em espaços confinados, deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, incluindo fatores psicossociais, com o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) emitido.

Sabendo que o trabalho em espaços confinados requer alguns requisitos e precauções, a Climbing Service preparou esse artigo para você. Confira!

Conheça um pouco sobre o trabalho em espaços confinados

Riscos do trabalho em espaços confinados

Existem incontáveis riscos no trabalho em espaços confinados, como esmagamentos, quedas, faltas ou excessos de oxigênio, choques elétricos, intoxicações por substância químicas, entre outras que ameaçam a segurança e a saúde do trabalhador.

Onde ocorre o trabalho em espaços confinados

Tanques, vasos, esferas, torres, caixa subterrânea, poços, escavação são alguns dos exemplos para espaços confinados. Tais atividades podem ser feitas em Construção Civil, serviço de telefonia, siderúrgicas e metalúrgicas, serviços de gás, eletricidade, água e esgoto e afins.

A equipe de trabalho em espaços confinados é formada por: Responsável Técnico, Supervisor de Entrada, Vigia e Trabalhadores Autorizados.

O número de trabalhadores envolvidos na execução de um trabalho em espaços confinados deve ser de acordo com a Análise de Risco.

Responsabilidade do Empregador

Ao empregador, cabe identificar os espaços confinados existentes na área e seus riscos específicos, indicar formalmente o responsável técnico pelo cumprimento desta norma, assegurar que a entrada no espaço confinado seja feita somente após a emissão por escrito da PET (Permissão de Entrada), aplicar a Gestão de Segurança e Saúde no trabalho em espaços confinados e garantir a capacitação contínua dos empregados sobre os riscos.

Caso a empresa seja terceirizada, deverá informar sobre os riscos nas áreas onde serão realizadas as atividades e exigir a capacitação dos colaboradores; garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados; interromper todo e qualquer tipo de trabalho em caso de suspeição de condição de risco grave e iminente e acompanhar a implementação das medidas de segurança e saúde dos trabalhadores das empresas contratadas procedendo ao imediato abandono do local.

Responsabilidade do Trabalhador

Já ao trabalhador, cabe seguir estritamente todas as recomendações de segurança, incluindo utilização adequada de equipamentos pessoais ou ambientais; manter uma comunicação com o Vigia ou Supervisor de Entrada em relação aos riscos para sua segurança e saúde ou de terceiros e cumprir os procedimentos e orientações recebidas no treinamento NR 33.

Capacitações contidas na NR 33

Para realizar o trabalho em espaços confinados, é necessário a capacitação com carga horária mínima de 16 horas. Em alguns casos ocorre a capacitação específica como, por exemplo, no caso dos Supervisores de Entrada.

Todas as aulas devem ser realizadas dentro do horário de trabalho.

Ao terminar o treinamento deve-se emitir um certificado contendo o nome do trabalhador, conteúdo programático, carga horária, especificação do tipo de trabalho e espaço confinado, data e local de realização de treinamento, com as assinaturas dos instrutores e do responsável técnico.

A Climbing Service preza pela segurança de seus funcionários e oferece um serviço de qualidade. Para mais dicas sobre alpinismo industrial ou, caso você precise de um dos nossos serviços de alpinismo industrial no RJ, acesse nosso site e entre em contato conosco. Vamos ter uma solução perfeita para você!

 

Links úteis:
limpeza de fachada rj;
pintura de fachada;
pintura de fachadas rj.

Compartilhe!

Posts Recentes Categorias Tags