BLOG
Climbing Service
06Out
alpinistas industriais no topo do prédio demostra como fazer a limpeza da fachada

Saiba como fazer a limpeza da fachada de acordo com cada revestimento

Realizar uma boa higiene da fachada predial é essencial. Afinal, ela é o cartão de visitas da empresa. Pensando nisso, a Climbing Service preparou este artigo. Aqui, iremos lhe auxiliar sobre como fazer a limpeza da fachada em 7 tipos de revestimentos diferentes. Encontre o seu e garanta uma bela vista a quem passar pelo edifício!

Confira 7 tipos de revestimento e como fazer a limpeza da fachada

Pintura

Uma das opções mais usadas para revestir fachadas prediais é a pintura. Ela possui fácil aplicação e troca. Sua manutenção e higiene, por sua vez, devem ser feitas de forma periódica. A frequência ideal é entre 4 e 5 anos. Afinal, para estar apresentável é importante que não existam manchas e marcas de desgaste visíveis, por exemplo.

Para limpar esse material é interessante fazer o uso da água e algum tipo de sabão. Geralmente, utilizamos um equipamento que se parece com uma esponja. Assim, conseguimos remover sujeiras superficiais. Em situações mais críticas, aconselhamos o lixamento e a repintura da fachada.

Atenção! Não recomendamos o uso de alta pressão para a limpeza desse tipo de revestimento. Se realizado dessa maneira, a água pode danificar a fachada e arrancar pedaços da argamassa. Esse método será apenas utilizado se houver real necessidade e deve ser manuseado por um profissional.

2) Concreto

Outro material utilizado para revestir fachadas é o concreto. Ele é versátil, possui alta durabilidade e necessita de pouca manutenção. Por ter uma superfície lisa, rígida e com pouca capacidade de absorção, o ideal é utilizar a técnica da alta pressão. Esta é indicada para a remoção de manchas leves a moderadas. Ela retira completamente o material incrustado no revestimento.

Dica: o uso da água aquecida pode facilitar e acelerar o processo.

3) Tijolo

O tijolo aparente necessita de cuidados simples com a manutenção. Assim como a superfície pintada, a melhor resposta para “como fazer a limpeza da fachada de tijolo” é com água e sabão. Faça a emersão do material em água. Depois, aplique jatos lentos e constantes para remover completamente as impurezas. Essa higienização deve ser feita em períodos entre 2 e 5 anos.

4) Madeira

A madeira é um material utilizado muitas vezes para oferecer a sensação de ambiente sofisticado. Para garantir isso, é importante estar com a manutenção em dia e realizar uma higienização adequada. Mas, como fazer a limpeza da fachada de madeira? Para esse tipo revestimento exterior deve-se evitar produtos abrasivos. Assim, impedimos a ocorrência de danos. Para limpar o material pouco sujo, você deve utilizar jatos fracos. Se a situação for pior, vá aumentando a potência aos poucos.

Dica: impermeabilize o material e evite manchas e uma possível infestação de cupins.

5) Pedra

Também utilizada comumente em fachadas, a pedra decorativa não exige alta frequência de manutenção. O ideal é uma lavagem a cada 3 meses. Para materiais mais porosos, por exemplo, você pode usar a técnica da água com sabão. Depois, utilize o jato de baixa pressão e garanta a remoção completa da sujeira. Se a quantidade de sujeira for muito elevada, opte pela alta pressão.

6) Alumínio

O alumínio é um material que pode ser limpo com água e sabão. No entanto, deve-se ter alguns cuidados. O primeiro: ele não deve ficar úmido. Por isso, depois de aplicar esses itens para lavar a fachada em alumínio e esfregar, faça o uso de um rodo. Outros materiais macios para secar também podem ser funcionais aqui. Secar bem é imprescindível para evitar a formação de manchas.

Cuidado! Produtos abrasivos podem danificar a superfície do ACM. Evite-os!

7) Vidro

Por fim, vamos dizer como fazer a limpeza da fachada em pele de vidro. Para garantir um bom cartão de visitas é importante manter a higienização. Pode-se fazer o uso do sabão líquido e água. Opte pelo uso de jatos fracos e evite abrasivos, que podem prejudicar o material. Aposte em dias nublados e garanta que os produtos não irão secar antes da hora. A frequência ideal para limpeza do vidro é de mês em mês.

Conheça a Climbing Service!

Entendeu como fazer a limpeza da fachada? Agora, é preciso escolher uma boa empresa de alpinismo industrial, que ficará responsável pela realização do serviço de higienização.

A Climbing Service é a empresa ideal! Contamos com uma equipe especializada em realizar serviços em altura. Além disso, possuímos amparo legal de diversos órgãos, como o CREA, IRATA, ABENDI e ANEAC. Entre em contato conosco e peça um orçamento!

Achou este artigo útil? Visite nosso blog! Lá você encontra mais artigos como este. Confira!

Link útil: pintura da fachadas;

Posts RecentesCategoriasTags