BLOG
Climbing Service
02Ago
cuidados com a limpeza de fachada de vidro

5 cuidados para a limpeza de fachada de vidro

A fachada de vidro oferece uma estética interessante aos prédios e por isso se tornou uma tendência na arquitetura. Além disso, a utilização desse tipo de frontaria proporciona diversas vantagens como o uso da luz natural e controle térmico. Entretanto, a limpeza do vidro precisa ser feita de forma correta e regular para que esses benefícios sejam aproveitados. Infelizmente nem sempre essa é uma realidade.

É comum que administradores de edifícios façam a contratação de qualquer empresa para realizar a manutenção desse tipo de fachada. O motivo disso é a falta de conhecimento sobre a fragilidade desse material e a vontade de economizar. Porém, essa ação pode trazer mais malefícios do que o esperado e provocar prejuízos com reparos. Para evitar que esse problema aconteça, a Climbing Service elaborou este artigo para você. Confira!

Quais são os cuidados para a limpeza de fachada de vidro?

quais são os cuidados com a fachada de vidro?

É importante que você conheça o procedimento correto para a higienização da fachada de vidro. Dessa forma, você poderá fiscalizar se o serviço está sendo feito da forma correta e segura. Essa atitude fará com que você evite danos e gastos desnecessários.

Escolha dos produtos

Os produtos químicos para fazer a limpeza da fachada de vidro devem ser selecionados com muito cuidado. Caso a escolha seja feita da maneira incorreta, o material poderá sofrer danos sérios.

Entre eles está a opacidade, mais sujeira e gordura. Também é importante lembrar que alguns produtos têm substâncias corrosivas, que apesar de funcionarem em outras superfícies, não são boas para vidros.

Se essas precauções não forem tomadas, é provável que a substituição completa do material precise ser feita. Esse fato deve ser evitado, devido aos custos mais altos do que os de manutenção preventiva. É válido ressaltar também que se os produtos não forem sempre selecionados com critério, as trocas se tornarão constantes.

Um erro comum entre as empresas menos experiente, é o uso do cloro. O efeito principal desse produto é a descoloração de contaminantes, com a ação da soda. Portanto, ele pode danificar qualquer superfície por conta da sua solução.

Seleção dos equipamentos

A fachada de vidro é mais frágil às ações externas. Por isso, é fundamental que equipamentos mais abrasivos sejam evitados. Utensílios como lixas, palhas de aço, facas ou objetos pontiagudos não podem ser usados. Do contrário, provavelmente a fachada terá diversos arranhões e perderá todo o seu efeito estético. Como o vidro não retém sujeira com facilidade, o uso desse tipo de equipamento é desnecessário e prejudicial.

Temperatura certa

Em dias mais quentes, o contato com a luz do sol pode fazer com que o produto seque mais rápido. Isso pode atrapalhar o procedimento, pois será necessária a aplicação extra da substância. Escolher fazer a limpeza da fachada de vidro em dias nublados pode melhorar esse problema. Esse não é um item obrigatório, mas pode tornar o serviço mais veloz e prático.

Periodicidade

É imprescindível que a higienização do vidro seja feita de forma periódica. Assim, o visual do prédio ficará muito mais agradável para os visitantes. Também deve ser levado em consideração que ao fazer a limpeza constante, as chances de problemas no material são menores. Dessa forma, você evitará manutenções frequentes de reparo e economizará.

Ao contratar uma empresa de qualidade e experiente no segmento, você deve receber as instruções de manutenção. Dependendo da localização do edifício, o intervalo das limpezas pode ser menor.

Segurança

tenha segurança na limpeza da fachada de vidro

A equipe de trabalho que realizará a limpeza precisa ser bem treinada para que o serviço seja feito com segurança. Se algum equipamento de proteção não estiver de acordo com as normas, as chances de acidentes em altura são maiores. Esse fato pode causar um enorme transtorno para todas as partes envolvidas.

Por isso, ao fazer contato com uma empresa de alpinismo industrial, certifique-se de que todos são qualificados para o trabalho. Verifique também se os equipamentos principais de proteção são utilizados pelos funcionários. Também é importante que esses instrumentos estejam em boas condições de uso. Caso contrário, eles não apresentarão nenhuma eficácia.

Existem consequências para a desconsideração desses cuidados?

A falta de cuidados com a fachada do edifício pode resultar em penalidades para síndicos. Mas de modo geral, não ter atenção a essas precauções pode causar sérios danos. O primeiro deles seria o risco de acidentes ao não selecionar com critério os equipamentos usados. Isso pode prejudicar gravemente a vida de uma pessoa.

Além disso, os estragos na superfície vítrea devem ser levados em consideração. Em tempos de crise, não é uma boa escolha desperdiçar dinheiro com reparos que poderiam ser evitados. Lembre-se que a imagem do edifício conta muito para a satisfação dos habitantes e a estética deve ser levada em consideração. Vidros riscados, gordurosos e opacos não são aspectos positivos.

Por isso, esses fatores devem ser levados a sério ao escolher a empresa que fará a limpeza da fachada de vidro. Fazer uma boa seleção evita inúmeras dores de cabeça e gera mais tranquilidade aos responsáveis pelo prédio.

Para garantir a qualidade do resultado, conte com a Climbing Service. Nossos colaboradores são altamente treinados e qualificados para evitar acidentes. Também temos o amparo de órgãos reguladores, para nos mantermos sempre atualizados sobre as regras necessárias para que o serviço seja seguro. Entre em contato conosco para saber mais sobre o nosso trabalho.

Links úteis:
alpinismo industrial rj
limpeza de fachada rj

Posts RecentesCategoriasTags