BLOG
Climbing Service
01Abr
segurança em espaço confinado

Conheça as principais medidas de segurança em espaço confinado

Qualquer trabalho realizado em galerias, tanques, digestores, tubulações, silos e outros locais estreitos deve ser permeado de cuidados. A Norma Regulamentadora nº 33 é o conjunto de normas de segurança em espaço confinado que estabelece os requisitos mínimos para garantir a integridade do trabalhador. Dessa forma, é importante que todos aqueles interessados em adquirir esse tipo de serviço entendam sobre o assunto. Você é um deles? Então, leia este artigo até o final e fique por dentro!

6 medidas de segurança em espaço confinado

1- Designar um responsável técnico

A equipe de trabalho dos serviços realizados em espaço confinado exige a presença de uma figura muito importante: o responsável técnico. Esse profissional é encarregado de implementar a gestão de segurança em espaço confinado conforme a NR-33. Sua função é elaborar as medidas técnicas, identificar os locais restritos e orientar todos os trabalhadores. Por isso, ele deve ter proficiência, conhecimento e experiência na área.

2- Cadastrar os espaços confinados

Um documento com informações detalhadas sobre os ambientes de trabalho deve ser elaborado para orientar a execução de todo o serviço. Aliado a isso, deve ser feita uma análise de riscos aos quais os trabalhadores poderão estar submetidos, bem como identificar as consequências esperadas e medidas de prevenção.

3- Sinalizar e bloquear os espaços confinados

Uma das mais importantes medidas de segurança em espaço confinado é restringir o acesso de pessoas não autorizadas a esses locais. A entrada e saída somente devem ser permitidas mediante acompanhamento do responsável técnico. Ou seja, é preciso isolar e sinalizar muito bem esses ambientes para evitar acidentes com terceiros.

4- Fornecer equipamentos e outros recursos

O uso de recursos específicos para o trabalho em espaços confinados é mais do que uma medida de segurança, é responsabilidade! É dever do empregador fornecer EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e equipamentos de avaliação atmosférica, proteção respiratória e resgate. O serviço só pode ser executado mediante a utilização desses instrumentos devidamente testados e aprovados pelo INMETRO.

5- Capacitar os trabalhadores

O treinamento adequado é um direito do trabalhador e, também, uma medida de segurança em espaço confinado. Todos os profissionais envolvidos nas atividades em ambientes limitados devem ser capacitados conforme as regras da NR-33. Os temas de estudo são: riscos, medidas de controle, resgate de emergência, entre outros.

6- Contratar uma empresa de confiança

Atividades de diferentes setores podem envolver o trabalho em espaços confinados. Os exemplos mais recorrentes são: limpeza, manutenção, reparos, instalação e inspeção de equipamentos, resgate de trabalhadores acidentados, etc. Portanto, se você deseja contratar qualquer um desses serviços, é imprescindível contar com uma empresa experiente no segmento. A Climbing Service é uma empresa de alpinismo industrial referência no Rio de Janeiro!

Conosco, você tem acesso aos melhores profissionais do mercado para realizar serviços em altura dos mais diversos tipos. Entre eles, pintura e limpeza de fachadas, instalação e limpeza de painéis e banners, entre outros! Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Este artigo foi útil para você? Então, confira outros conteúdos exclusivos do nosso blog:

Posts RecentesCategoriasTags