BLOG
29Dez
Profissional realiza procedimentos de primeiros-socorros para acidentes em altura

Quais os procedimentos de primeiros-socorros para acidentes em altura?

Devido a NR-35 e seus princípios, os avanços em relação à segurança dos trabalhadores no quesito proteção contra quedas e acidentes em altura foram significativos. As atividades devem ser planejadas, evitando a exposição ao risco com medidas que eliminem qualquer ameaça de queda ou minimizem as mesmas. Isso é possível através de procedimentos de primeiros-socorros, permissões de trabalho e métodos de análise de risco, para que o trabalho possa ser exercido em extrema segurança.

Tal norma também prevê que a análise de risco deve considerar as situações de emergência e planejamentos de procedimentos de primeiros-socorros e resgate, reduzindo o tempo de suspensão inerte da vítima. A recomendação é que o resgate ocorra em um tempo inferior a seis minutos.

Priorizando a saúde e a segurança no ofício em altura, a Climbing Service separou algumas dicas sobre resgate e procedimentos de primeiro-socorros. Confira, a seguir!

Profissionais realizam os procedimentos de primeiros-socorros

Lista dos procedimentos de primeiros-socorros

1) Estude o local e garanta sua segurança

Saber quais são as condições da vítima e do local é o primeiro passo. É preciso analisar a situação de forma centrada e crítica, pois ajudará a solucioná-la de imediato.

Lembre-se de transmitir calma para a vítima e garantir a segurança do socorrista. Alertar o local sobre o acidente e pedir ajuda aos serviços de emergência é imprescindível.

2) Proteja o acidentado

Proteja a área do acidente e o acidentado, pois, nesses casos, ocorrem as aglomerações ao redor, dificultando os procedimentos de primeiros-socorros.

A correta manipulação do acidentado (contenção de hemorragia, prevenção de choque, imobilização, etc) é essencial para a qualidade do resgate. Portanto, afaste a vítima do perigo sem expôr a mesma a novo danos.

Procure estabilizar a vítima, para que seja possível a execução dos procedimentos de primeiros-socorros.

3) Pré-socorro e avaliação da vítima

Para realizar tais procedimentos, é necessário o equipamento de proteção e material de segurança.

O primeiro passo do socorrista é identificar se a vítima está consciente e se sua respiração não está comprometida. O mesmo deve chamar o acidentado duas ou três vezes, observando se o peito da vítima se eleva e os movimentos de respiração.

O reflexo e a consciência devem ser testados com toques ou estímulos dolorosos (beliscão) e deve-se permanecer observando o peito, examinando os movimentos de respiração. Esses procedimentos devem ser feitos por dez segundos.

Caso não haja resposta do acidentado, significa que o mesmo está em Parada Cardiopulmonar e o socorrista deve iniciar a Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

O que não pode ser feito?

  • Não fazer compressões com a vítima sob colchões ou almofadas. Compressões devem ser feitas somente em lugares rígidos;
  • não faça compressões sem o corpo da vítima estar alinhado;
  • não demore mais que dez segundos para retornar as compressões no tórax da vítima após qualquer procedimento;
  • não faça compressões rápidas ou lentas demais.

A NR35 também apresenta, em seu item de treinamento, a capacitação dos trabalhadores com condutas em situações de emergência, englobando noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros. O item de emergência e salvamento prevê que, para executar tais medidas de salvamento, é necessário capacitação para executar o resgate e prestar primeiros socorros.

Alpinismo industrial de responsabilidade!

Trabalhar com alpinismo industrial é uma grande responsabilidade. Por isso, nós da Climbing Service, somos referência entre as empresas de alpinismo industrial. Oferecemos qualidade em nossos serviços, com profissionais capacitados em limpeza de fachadas e pintura de fachadas, além de outros serviços em altura. Acima de tudo, é claro, também oferecemos a capacitação nos procedimentos de primeiros-socorros.

Você pode visitar o blog da Climbing Service para mais conteúdos exclusivos. Para mais informações e orçamento, entre em contato!

 

Compartilhe!

Posts Recentes Categorias Tags