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01Nov
prevenção contra acidentes

Medidas de prevenção contra acidentes em altura

Trabalhar em altura é, basicamente, conviver com um risco constante de acidentes. Por isso, é muito importante que se tenha medidas de prevenção contra acidentes e atenção redobrada a cada movimento, por parte dos colaboradores. Afinal, pequenas falhas e acidentes em altura possuem uma tendência de ser muito mais graves que acidentes normais.

Os acidentes em altura podem ocorrer tanto por falhas humanas quanto por falhas materiais, por isso, é de extrema importância que a equipe de trabalho tenha planejamento e organização. Pensando nisso, a Climbing Service separou algumas medidas de prevenção contra acidentes em altura para que você projeta toda a sua equipe de acidentes indesejados. Confira!

Como fazer a prevenção contra acidentes em altura?

formas de prevenção contra acidentes

1- Capacitando os colaboradores

Somente pessoas que foram submetidas a treinamento, tiveram seu estado de saúde avaliado e foram considerados aptos para execução de suas atividades são considerados trabalhadores capacitados para realizar trabalhos em altura.

Na avaliação do estado de saúde, devem ser considerados os seguintes itens:

– exames e a sistemática de avaliação façam parte do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO, devendo estar nele consignado;
– a avaliação seja feita de forma periódica, considerando os riscos envolvidos em diferentes situações;
– seja realizado um exame médico para análise das patologias que podem levar a um mal súbito e queda de altura, considerando, inclusive, fatores psicossociais.

2- Mantendo documentações atualizadas

A empresa deve manter o cadastro de cada um de seus trabalhadores atualizado, como prevenção contra acidentes, com o intuito de conhecer as capacitações e a autorização para que cada um dos colaboradores possam trabalhar em altura. Com isso, evita-se o risco de que alguém que não está apto realize o trabalho e acabe sofrendo algum acidente.

3- Trabalhando com medidas preventivas

Todo trabalho em altura deve ser precedido por uma APR (Análise Preliminar de Riscos), considerando:

– o isolamento e a sinalização envolta da área de trabalho;
– o local de serviço e o seu entorno;
– o estabelecimento de sistemas e pontos de ancoragem;
– condições meteorológicas adversas;
– risco de queda de materiais e ferramentas;
– seleção, inspeção, forma de utilização e limitação de uso dos sistemas de proteção coletiva e individual, atendendo  – normas técnicas vigentes, orientações dos fabricantes e os princípios da redução de impacto e fatores de queda;
condições impeditivas;
– necessidade de sistema de comunicação;
– situações de emergência e o planejamento de resgate;
– forma de supervisão.

4- Disponibilizando supervisão

Nenhum trabalho em altura pode ocorrer sem que esteja sob supervisão. A forma com que essa supervisão é feita deverá ser definida por uma análise de risco, de acordo com cada uma das atividades. O supervisor tem a responsabilidade de analisar equipamentos, instalações, condições de trabalho e comunicar de forma clara e eficiente aos trabalhadores a forma correta e segura de realizar o trabalho.

5- Autorizando previamente trabalhos não rotineiros

Como prevenção contra acidentes em altura, todo trabalho em altura, que fuja da rotina, deve ser autorizado de maneira prévia mediante PT (Permissão de Trabalho). Isso é uma forma de evitar que medidas preventivas não sejam tomadas e que algum acidente possa vir a acontecer.

Gostou das nossas dicas sobre medidas de prevenção contra acidentes em altura? No blog da Climbing Service você encontra as melhores dicas em relação a trabalho em altura e alpinismo industrial. E, se você precisa de uma empresa de solução em alpinismo industrial no RJ, acesse nosso site e entre em contato conosco. Teremos uma solução personalizada para você.

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