BLOG
Climbing Service
06Jun
Saber o que é mosquetão ajuda a conhecer melhor os tipos. Na foto, homem usa mosquetão de aço.

O que é mosquetão: diferença entre os modelos em aço e alumínio

Anteriormente, já explicamos, aqui no blog da Climbing Service, o que é mosquetão e qual a sua função. No entanto, uma informação ficou pendente: as matérias-primas que são utilizadas no processo de fabricação. Neste artigo, você vai entender mais sobre os mosquetões em alumínio e aço, bem como os tipos disponíveis no mercado. Confira!

O que é mosquetão em alumínio e aço e suas diferenças

Mosquetão em alumínio

O alumínio é um material muito mais leve, ou seja, é menos peso para o trabalhador carregar. Logo, é o modelo mais vantajoso para o trabalho em altura.

Apesar de, hoje, termos metais em uma resistência maior, o alumínio é um material mais sensível. Quando ele sofre impacto severo, fissuras podem ser criadas. E, quando esse material com fissuras é exposto a uma carga muito grande, o alumínio explode.

O mosquetão em alumínio é utilizado por profissionais especializados em resgate urbano e industrial.

Mosquetão em aço

Assim como ocorre no conector feito de alumínio, o mosquetão em aço também é sensível a impactos. Mas, geralmente, ele dá avisos de que isso irá ocorrer – o material começa a deformar quando exposto a uma grande carga. Dessa forma, o trabalhador consegue se prevenir corretamente e evitar acidentes.

Para entender melhor o que é mosquetão em aço, saiba que ele pode ser feito a partir de duas matérias-primas: aço carbono e aço inox. Este último é mais durável em função de ser mais resistente à corrosão.

O mosquetão em aço é utilizado em todos os outros trabalhos em altura que não envolvam resgate.

Conheça os tipos de mosquetão

Agora que você sabe o que é mosquetão em aço e alumínio, vamos conhecer os tipos existentes. Entenda, a seguir.

Mosquetão oval

Geralmente, é utilizado em EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) ou nas polias com placa oscilante.

Mosquetão de base larga

Para as ancoragens, é utilizado um mosquetão de base larga (do tipo D ou HMS). Quando é posto um peso sobre ele, a carga vai direto para a coluna do mosquetão, ou seja, a parte mais resistente.

Em contrapartida, quando o peso incide no mosquetão oval, ele divide por igual e sobrecarrega o gatilho. Por conta disso, os mosquetões do tipo D ou HMS são mais potentes.

Mosquetão trava rosca

Ele tem a mesma resistência com a trava fechada ou aberta. O perigo é destoar um milímetro do local certo de ancoragem, fazendo com que ele perca sua resistência. Uma boa prática é usá-lo de cabeça para baixo, bem fechado.

Mosquetão automático

Para entender o que é mosquetão automático, basta saber que ele é mais difícil de abrir. Além disso, seu manuseio independe da expertise do trabalhador, sua ancoragem é perfeita! Dessa forma, é mais indicado utilizá-lo no lugar do mosquetão trava rosca.

Mosquetão keylock

Está se perguntando o que é mosquetão keylock? Nós explicamos! Ele tem um “bico” parecido com um pino na sua extremidade, impedindo que o mosquetão enganche em algum local inapropriado. Quando o trabalhador está com peso, é muito mais prático!

Segurança no trabalho em altura é com a Climbing Service

Agora você sabe o que é mosquetão em aço e alumínio, bem como conhece os tipos disponíveis no mercado. Você deve estar se perguntando: como contratar uma empresa que saiba trabalhar corretamente com esses acessórios? Bom, sua dúvida acaba aqui! Conte com a Climbing Service, a empresa de alpinismo industrial  que você pode confiar!

Temos uma equipe formada por alpinistas industriais devidamente capacitados para realizar todos os tipos de trabalho em altura. Eles atuam com todos os equipamentos necessários para garantir a sua segurança e de todos à sua volta.

Entre nossos serviços em altura, você encontra:

Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Posts RecentesCategoriasTags