BLOG
Climbing Service
17Out
Trabalhador em altura executando o que é ACM em uma fachada

Você ainda não sabe o que é ACM? Descubra agora mesmo!

A fachada de um prédio pode ser revestida de diversos materiais, como pinturas, texturas poliméricas, placas cerâmicas, argamassas decorativas, etc. Hoje, um dos materiais mais utilizados são as chapas de alumínio composto por conta das suas incríveis vantagens. Quer saber mais sobre o que é ACM? Continue lendo este artigo da Climbing Service e descubra!

Entenda tudo sobre o que é ACM

Afinal, o que é?

Muitas pessoas costumam se perguntar: o que é ACM? Alguns confundem o material com tecnologia, causando certa bagunça entre o entendimento dos termos. Por isso, a Climbing Service irá explicar do que se trata o ACM enquanto opção de revestimento.

O ACM nada mais é do que uma sigla para Aluminum Composite Material (em português, material composto de alumínio). Trata-se de um painel formado por duas lâminas de alumínio com núcleo de polietileno de baixa densidade. O material foi criado em 1965 na Alemanha pela empresa Alusuisse Composites.

Em geral, costuma ter uma espessura de 3 milímetros ou mais, dependendo do uso. As chapas são vendidas em tamanhos variados, porém, são mais encontradas em torno 1,50m x 5m ou 1,20m x 5m. Inclusive, possui uma variedade enorme de cores e texturas.

Onde pode ser utilizado?

Depois de entender o que é ACM, vamos conhecer suas aplicações mais adequadas.

O material é muito utilizado para revestir fachadas, marquises, pilares e testeiras. Além disso, é usado para fabricação de portas, portões, logotipos, números para residências e até mesmo elementos de identidade visual para o marketing de empresas.

O único contexto onde a aplicação de ACM não é possível é para revestimento de piso. A sua característica de abrasividade cotidiana impede que haja uma boa manutenção dos painéis.

Quais as principais vantagens?

  • Não possui restrições de uso;
  • ótimo desempenho térmico e acústico;
  • alta resistência à corrosão;
  • disponível em diferentes cores;
  • fácil manutenção;
  • flexibilidade;
  • pintura durável;
  • proteção da parede externa;
  • baixo peso;
  • forte impacto visual.

Como é feita a instalação?

O ACM pode ser instalado por meio de diferentes métodos de fixação. No entanto, os mais comuns são aqueles que utilizam suportes metálicos ou colagem com fitas.

A instalação do painel de ACM deve ser feita por uma empresa especializada no serviço, como a Climbing Service. Somente uma organização que sabe o que é ACM e tem pleno conhecimento na área é capaz de executar o serviço de forma adequada. O resultado é uma instalação uniforme, sem variações ou desalinhamento das peças.

Como fazer a manutenção?

Agora que você sabe o que é ACM, quais as suas vantagens e como ocorre sua instalação, atente-se à sua manutenção. Em geral, os painéis de alumínio composto exigem poucos cuidados, o que torna sua limpeza simples.

O ideal é utilizar água e sabão neutro para higienizar o material em torno de 4 vezes por ano. Por fim, evite o uso de produtos alcalinos, ácidos ou abrasivos.

Gostou do nosso artigo? Veja mais conteúdos exclusivos no nosso blog. Já falamos sobre fachada ACM, manutenção e inspeção predial, gestão de EPI para trabalho em altura, proteção contra quedas e muito mais. Não deixe de conferir!

Posts RecentesCategoriasTags