BLOG
Climbing Service
13Abr
Quais são os métodos de limpeza de fachadas

Métodos de limpeza de fachada: qual o melhor?

Você sabia que não realizar a higiene da fachada do seu prédio pode diminuir a vida útil por causa de infiltrações e diversos outros problemas? Portanto, mantê-la sempre limpa é essencial e vai muito além da estética. Pensando nisso, a Climbing Service trouxe neste artigo, os principais métodos de limpeza de fachada. Continue a leitura, entenda e não deixe de fazer!

Por que limpar fachadas?

De antemão, antes de realizar a limpeza em si, é preciso fazer alguns passos de preparação. Eles incluem saber o tipo de revestimento e o grau de sujeira, por exemplo. Depois disso, existem diversos motivos para você limpar a fachada do seu prédio. Entre eles podemos citar a redução de possíveis gastos futuros com consertos e manutenção. Além disso, faz com que o seu imóvel fique mais valorizado. A estética pode ser um ponto decisivo na hora da compra. 

A periodicidade da limpeza é outro fator importante. Mas o tempo entre limpezas é determinado pelos fatores que acercam o prédio. Por exemplo, um prédio comercial no centro da cidade, com altos índices de poluição, deve ser limpo com mais frequência do que um condomínio residencial em uma área do campo, de baixa poluição. 

Por isso, separamos as principais dicas e métodos de limpeza de fachada para você investir e cuidar do seu imóvel ou condomínio. 

Conheça os métodos de limpeza de fachada!

1 – Água com baixa ou alta pressão

É um dos métodos de limpeza de fachada mais usados. Quando a fachada tem um grau de sujeira alto, é preciso uma forma específica feita com jatos d’água para fazer a limpeza correta. Isso porque a sujeira pode ser responsável pela degradação da construção. Dessa forma, é preciso um método que permita a transpiração normal de umidade. O motivo? A umidade causa maior parte da degradação da alvenaria. E combinada com poluentes como sais solúveis ou gases atmosféricos, por exemplo, a decomposição é acelerada. Se a limpeza não for feita adequadamente, podem haver rachaduras danificando até a estrutura do prédio. O método com água também é o mais usado em fachadas de pedra. 

Na prática, esse método inclui um processo de imersão e aplicação de jatos lentos e constantes de água. Mesmo sendo frequentemente usado, ele não é igual para todos. Antes de começar o projeto é preciso definir: 

  • a duração da imersão (em horas);
  • o número de galões de água por minuto por bico;
  • o espaçamento do bocal.

2 – Produtos químicos

Esse é o método mais usado para as fachadas que têm manchas mais resistentes. Como ele usa  produtos de limpeza química específicos, conseguem dissolver manchas. Depois que o processo é feito, elas são enxaguadas. 

Dependendo do grau e tipo de sujeira, podem ser usados produtos de limpeza: 

Lembrando que não é recomendado o uso de qualquer produto químico sem os devidos equipamentos de segurança. Sem eles, podem haver acidentes e o desgaste precoce da fachada. Por isso, a contratação de uma empresa especializada é tão importante. 

3 – Limpeza abrasiva ou jateamento de areia

Esse é o método mais completo para limpar pedra, alvenaria e concreto. Também é uma escolha mais favorável para fachadas metálicas de lojas, por exemplo. Os produtos abrasivos removem completamente a parte externa do substrato sobre a qual a mancha se assenta. Portanto, depois de usados, eles dissolvem as manchas permitindo que sejam enxaguadas. Esse tipo de limpeza deve ser usado com muito cuidado pois, pode ter o efeito contrário, causando a degradação da fachada. 

A verdade é que não existe o melhor ou melhores métodos de limpeza de fachada, mas o mais adequado às suas necessidades. Portanto, para garantir o sucesso do projeto e a limpeza total, chame uma empresa qualificada. 

A Climbing Service faz a limpeza para você!

Ainda não conhece a Climbing Service? Somos uma empresa de alpinismo industrial e atendemos à cidade Rio e Grande Rio. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!

Posts Recentes Categorias Tags