BLOG
26Out
limpeza-de-fachadas

Limpeza de fachadas: saiba qual é o melhor método

A limpeza de fachadas é importante por várias razões, e sua importância pode variar dependendo do contexto específico. No geral, além de cuidar da aparência e estética, melhorando a impressão dos moradores e visitantes, o processo também ajuda com a preservação do patrimônio. A limpeza regular das fachadas auxilia na conservação da estrutura e a manter a integridade dos materiais de construção.

Pensando nisso, a Climbing Service trouxe no artigo de hoje, mais sobre o tema. No texto, explicamos qual é o melhor método de limpeza de fachadas. Leia e entenda!

Qual o melhor método de limpeza de fachadas?

A resposta para essa pergunta não é única. O método de limpeza de fachadas mais adequado depende do tipo de sujeira que a estrutura apresenta. Além disso, fatores como tipo de material de construção da fachada, tipos de manchas e outros fatores específicos do edifício podem ter grande influência nessa escolha. Veja abaixo alguns métodos comuns que podem ser usados.

Lavagem com água

A lavagem com água é um método suave que pode ser usado para remover poeira, sujeira superficial e detritos. Pode ser aplicada com uma mangueira de alta pressão ou com jatos de água regulares. É muito importante que, antes de começar, todas as medidas de segurança sejam tomadas. Isso pode incluir o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos de proteção, luvas e roupas apropriadas. Além disso, é preciso verificar também se não há objetos soltos ou perigosos na área de trabalho que possam cair durante a limpeza.

Limpeza química

O próximo, entre os métodos de limpeza de fachadas é a limpeza química. Essa envolve o uso de produtos químicos específicos para dissolver sujeira, mofo, manchas ou depósitos. É importante selecionar os produtos adequados para o tipo de sujeira e a superfície do edifício. Este método requer precauções de segurança e pode ter impactos ambientais, dependendo dos produtos utilizados.

Lavagem a seco

A lavagem a seco é realizada de forma manual, usando um pano levemente umedecido e um rodo. Esse método é usado em situações em que a umidade pode danificar o material da fachada ou quando se deseja economizar água ou por ser um local com alto fluxo de pessoas passando, impossibilitando o fechamento da área. Apesar de levar mais tempo para ser finalizada, é muito eficaz.

Restauração e pintura

Em alguns casos, a limpeza de fachadas não é suficiente, e pode ser preciso fazer o reparo, restauração e pintura para recuperar sua aparência e integridade. Por isso, de uma forma geral, a restauração e pintura são feitas com o objetivo de revitalizar a fachada, geralmente após uma limpeza adequada. Esse procedimento pode ser necessário quando a fachada apresenta danos mais significativos, como rachaduras, descoloração, descamação da tinta ou desgaste ao longo do tempo.

Durante o processo pode ser necessário fazer o preenchimento de rachaduras, a substituição de peças danificadas ou quebradas e a aplicação de selantes para evitar futuros danos por umidade. Depois disso, é feita a pintura da fachada. Por fim, após a aplicação da tinta, a superfície deve ser inspecionada para garantir que a cobertura seja uniforme e que todas as áreas foram devidamente pintadas.

Já conhece a Climbing Service?

Depois de ler sobre os métodos de limpeza de fachadas, lembre-se que a escolha depende das condições específicas do edifício e da fachada. Sendo assim, o ideal é contar com uma empresa especializada.

A Climbing Service realiza limpeza e restauração de fachadas com eficiência e segurança no Rio de Janeiro. Somamos diversos trabalhos ao longo dos anos, sempre prezando pela qualidade e atendimento diferenciado.

Entre em contato com a nossa equipe e veja como trazer mais vida e brilho para a fachada do seu condomínio e/ou empresas!

Compartilhe!

Posts Recentes Categorias Tags