BLOG
02Nov
história do trabalho em altura

Conheça a história do trabalho em altura

A história global foi marcada por construções dos mais diversos tipos. De grandes pirâmides no Egito aos prédios empresariais das grandes capitais, a espécie humana conseguiu alcançar lugares muito difíceis para por projetos arquitetônicos em prática. Entretanto, devemos lembrar que, sem o trabalho em altura, nenhum monumento ou edificação teria sido construído. Obviamente, hoje em dia temos técnicas muito mais modernas e seguras, com normas regulamentadoras para trabalho em altura e materiais mecanizados, mas no início não foi bem assim. Para que você entenda como começou a história do trabalho em altura, a Climbing Service preparou este artigo. Curioso? Confira, a seguir!

Fatos importantes da história do trabalho em altura

fatos da história do trabalho em altura

1- Construção das Pirâmides do Egito

Entre os vários trabalhos exaustivos praticados no Egito, o pior deles, certamente, era a construção das pirâmides. Elas representavam o status das autoridades da época e eram os túmulos dos grandes e respeitados faraós. Mas, para que essas grandes obras arquitetônicas fossem construídas, os homens necessitavam de instrumentos que os ajudassem a trabalhar em alturas que, até então, eram impossíveis de ser acessadas pelo homem.

Muitas perguntas ainda existem sobre como os egípcios conseguiam transportar os materiais necessários para a construção das pirâmides. Apesar disso, ainda não foram encontradas respostas concretas, mas alguns físicos apresentam uma hipótese: os egípcios criaram um tipo de cinta, que envolvia as pedras com os troncos, fazendo com que cada quadrado se tornasse um dodecágono. Desta forma, era possível deslizar blocos sobre madeiras presa às pedras.

2- Construção das Pirâmides Astecas

Durante os séculos XIV a XVI, o poder no México era centralizado na mão do Imperador e ele dava ordem às camadas mais baixas da sociedade de construírem as pirâmides Astecas. A história do trabalho em altura dessa época é toda voltada para a construção das pirâmides, que serviam para realização de cultos religiosos e sacrifícios humanos.

Apesar de existirem teorias de que as pirâmides astecas foram construídas com auxílio de civilizações estrangeiras, não existe nada que comprove tais teorias. Provavelmente, os monumentos tenham sido construídos por meio do rolamento de pedras e de cintas feitas de couro, que serviam para locomover os materiais.

3- Mudanças no início do século XX

As transformações que ocorreram nas construções do século XX foram de grande importância para a história do trabalho em altura. Aconteceram aperfeiçoamentos nos materiais utilizados na obra e no desenvolvimento de técnicas para o trabalho. Mas, nos EUA dos anos 20, os trabalhadores ainda não podiam contar com sistemas de segurança que lhes oferecessem proteção durante o trabalho.

Mas, em 1933 isso foi modificado. Durante a construção da Golden Gate Bridge – São Francisco, Califórnia, um sistema de proteção eficiente para trabalho em altura foi utilizado. Todos os trabalhadores foram obrigados a usar capacete, óculos de proteção antirreflexo, cordas de segurança e creme para o rosto e as mãos, para proteção contra a ação do vento.

Trabalho em altura no Brasil

No ano de 1996, os cuidados com o trabalho em altura começaram a se tornar prioridade para empresas da área de construção. Mas, segundo a história do trabalho em altura, foi em 1998 que as técnicas de segurança foram realmente aprimoradas. Quando as grandes empresas de telecomunicações se instalaram no Brasil, elas exigiram que as empresas prestadoras de serviços melhorassem seus sistemas de segurança para o trabalho em altura, para que se igualassem aos padrões dos EUA e da Europa.

Antes disso, a segurança não tinha grande importância, tanto pela falta de orientação de um profissional no momento em que os equipamentos eram adquiridos tanto pelo pouco interesse dos colaboradores de aprender as técnicas necessárias para o trabalho.

Trabalho em altura é com a Climbing Service

Nós, da Climbing Service, temos a noção de que para oferecer um trabalho de alpinismo industrial, como limpeza de fachadas e pintura de fachadas, de excelência para os nossos clientes, precisamos garantir, antes de qualquer coisa, a segurança dos nossos profissionais. Temos como compromisso a priorização do trabalho seguro, além da garantia de um serviço de qualidade.

Por isso, se você necessitar de serviços que envolvam alpinismo industrial no RJ, entre em contato com a Climbing Service. Estamos aguardando por você.

Links úteis:
limpeza de fachada rj

Compartilhe!

Posts Recentes Categorias Tags