BLOG
Climbing Service
29Mar
análise preliminar de risco

Entenda a análise preliminar de risco para serviços em altura

Os serviços em altura são extremamente necessários para diversos tipos de demandas. Seja para pintura e limpeza de fachada, instalação de painéis e pele de vidro, manutenção hidráulica e muito mais. Porém, antes de saber os benefícios que cada serviço fornecido, é interessante conhecer a análise preliminar de risco. Essas regra são seguidas por todos os profissionais da área de alpinismo industrial. Ao longo deste artigo, descubra quais são os tópicos indispensáveis do assunto.

Saiba o que é análise preliminar de risco nos trabalhos em altura

Definição

São técnicas/procedimentos que buscam avaliar os possíveis riscos agregados a um serviço em altura. Ou seja, que está presente no local de trabalho em que os profissionais estão expostos. É feita uma análise detalhada de todas as etapas e detalhes do projeto e cronograma de trabalho. São levantados dados acerca dos riscos potenciais e suas causas, consequências e soluções.

Como surgiu

Nos seus primórdios, a análise preliminar de risco tinha fins militares. O objetivo era praticar a observação e registro de riscos mediante lançamentos de mísseis. Com o tempo, esse tipo de trabalho foi inserido em campos de treinamento. A partir daí, sua grande serventia começou a fazer efeito no trabalho cotidiano de outros setores. Hoje em dia, com intermédio da tecnologia, ferramentas e material de estudo, profissionais da área de alpinismo industrial contam com a análise. Ou seja, todo o trabalho é planejado a fim de fornecer segurança.

Funcionamento

Para uma análise preliminar de risco, o principal ponto é pensar na equipe que será exposta, não apenas no individual. É feita com um bom período, afinal, as condições estruturais e climáticas sempre mudam/atualizam. Dentre as funções atreladas, estão:

  • riscos de queda de ferramentas, materiais e trabalhadores;
  • analisar o local que receberá a execução do serviço e suas redondezas;
  • identificar quais interferências externas são ameaças para o serviço;
  • planejar primeiros socorros e resgate para situações emergenciais;
  • reformular os métodos de execução do trabalho sempre que necessário;
  • fornecer conhecimento necessário acerca dos riscos para os trabalhadores;
  • sistemas e pontos de ancoragem;
  • averiguar a possibilidade de riscos específicos que podem acontecer ao mesmo tempo.

Serviços em altura demandam segurança

Ao contratar uma empresa na busca por soluções em alpinismo industrial, verifique se ela possui análise preliminar de risco. Para poupar seu tempo de pesquisa, conte logo com a Climbing Service. Somos uma empresa de alpinismo industrial com experiência no segmento. Nossos profissionais são altamente treinados e capacitados e fornecem serviços como limpeza de fachada, pintura de fachadas e manutenção de rede hidráulica. Em nosso site, você confere na íntegra como funciona estes e muitos outros serviços que podemos oferecer. Entre em contato agora mesmo para mais informações e solicite um orçamento.

Posts RecentesCategoriasTags