BLOG
Climbing Service
06Nov
dicas de segurança

6 dicas de segurança para trabalho em altura: fique atento!

Trabalhos em alturas são necessários para reformar fachadas de prédios, cuidar da parte hidráulica e demais manutenções. Para boa execução do serviço, empresas especializadas, como a Climbing Service, precisam respeitar a Norma Regulamentadora nº35, ou NR 35. Todas as atividades que envolvam trabalho em altura demandam a garantia de prevenção de riscos de acidentes. Pensando nisso, reunimos seis dicas de segurança envolvendo o acesso por corda para você que deseja contratá-lo.

Confira as dicas de segurança para serviço em altura

dicas de segurança para trabalho em altura

Riscos

Como dito anteriormente, a NR 35 define as diretrizes para a análise de riscos dos serviços de alpinismo industrial. São vários fatores que precisam ser analisados. Influências de condições climáticas (chuvas, ventos e etc.), descargas atmosféricas (raios), movimento de pessoas, veículos, entre outros. Uma das principais dicas de segurança é a análise de riscos que traz à tona os fatores que circulam o canteiro de obras e pode oferecer perigo.

Treinamento

Capacitação é uma das principais características que uma empresa deve fornecer e um profissional deve obter. Se tratando de serviços em altura, o treinamento deve ser obrigatoriamente realizado de acordo com a norma regulamentadora. A fim de oferecer um serviço de qualidade para clientes e com segurança para funcionários, o treinamento é oferecido pela organização. Ao contratar uma empresa especializada em trabalho em altura, certifique-se da capacitação dos funcionários antes de fechar o contrato. Para evitar surpresas negativas, conte com a equipe da Climbing Service.

O treinamento enquadra-se como uma das dicas de segurança porque é ele o responsável pelas noções de primeiros socorros. Com preparo para situações de risco, o profissional quando bem capacitado sabe lidar com o ofício em geral. A empresa se responsabiliza em se certificar da capacidade física e mental de cada colaborador. Por essa razão, todo o processo é realizado sem problemas e o resultado fica impressionante.

Equipamento

dicas de segurança: equipamento

Assim como uma equipe altamente treinada e qualificada, os equipamentos precisam andar lado a lado com a norma regulamentadora. Os aparelhos que garantem a proteção individual são indispensáveis para o trabalho em altura. São obrigatórios: capacete, cordas, anel de fita, luvas, acessório para ancoragem, trava-quedas retrátil, cinto paraquedista e outros.

No contexto de dicas de segurança, os equipamentos precisam apresentar condições ideais de uso, conservação e inspeção. Por exemplo, trabalhos em altura o equipamento deve suportar o peso dos trabalhadores contando os movimentos necessários do ofício.

Estrutura

Mesmo que tal fator não dependa diretamente da empresa e sim do contratante, o local necessitado dos serviços precisa fornecer uma estrutura segura. A redução do tempo de exposição do especialista em acesso por corda deve ser valorizada. Mantenha contato com a empresa que deseja contratar e certifique-se do ambiente seguro.

Andamento

Sempre que possível, acompanhe o andamento do serviço. Os profissionais são altamente qualificados e a empresa da obra totalmente responsável, mas a sua presença pode ser requisitada. Verifique com a empresa contratada todos os projetos e procedimentos de segurança e garanta para sua obra o sucesso.

Construção

dicas de segurança: pintura

Em suma, o trabalho em altura é muito importante e devidamente regulamentado. Além de uma construtora, busque por empresas de alpinismo industrial na sua cidade e agregue benefícios para a construção. No Rio de Janeiro, a Climbing Service vem fazendo história com todas os serviços executados de forma excelente. Somos especializados em alpinismo industrial no RJ e oferecemos limpeza de fachadas, instalação de pele de vidro e muito mais. Navegue pelo nosso site para mais dicas de segurança e conheça nossos serviços. Faça o seu orçamento. Estamos à disposição para melhor lhe atender.

Posts Recentes Categorias Tags