BLOG
Climbing Service
01Abr
cuidar da fachada do prédio

Boas práticas na hora de cuidar da fachada do prédio

A manutenção da fachada do condomínio é uma obrigação legal prevista no Código Civil. É responsabilidade do síndico manter a superfície externa do edifício em ótimas condições. Para isso, ele deve estar atento a todos os detalhes da construção, bem como da necessidade de executar reparos e manutenções. Algumas boas práticas podem ajudá-lo bastante durante o desafio de cuidar da fachada do prédio. Quer saber quais são elas? Leia este artigo até o final e descubra!

Veja como cuidar da fachada do prédio corretamente

Identificação de problemas

O primeiro passo para cuidar da fachada do prédio é reconhecer quando há algum problema aparente na superfície. Fissuras, rachaduras, bolor, mofo e outros defeitos podem desgastar a pintura e comprometer a aparência de todo o exterior. No caso de revestimento de pastilha ou cerâmica, o problema se restringe à fixação das peças. Caso elas estejam soltas, será necessário substituí-las com uma nova aplicação.

Aplicação de revestimento

Existem diferentes tipos de revestimentos que podem ser aplicados na área externa do condomínio. Pintura, madeira, concreto, pele de vidro, pastilhas, cerâmica e pedras são alguns dos exemplos. A escolha do melhor material para o acabamento da superfície depende do apelo estético, durabilidade e necessidade de manutenção. Cada recurso tem suas próprias particularidades e demandam cuidados específicos — o que pode comprometer a facilidade de cuidar da fachada do prédio.

Momento certo da pintura

Se o acabamento escolhido for pintura, é necessário se atentar ao momento certo para aplicação da tinta. Períodos chuvosos, úmidos e muito quentes são péssimos para a pintura. Respeitar o tempo mínimo de secagem também é uma prática que faz toda a diferença para o acabamento final.

Necessidade de repintura

A pintura das fachadas pode se desgastar ao longo do tempo devido às intempéries climáticas, como intensa incidência de sol, chuva e ventos. Portanto, a repintura se faz necessária quase sempre. O ideal é programar a nova aplicação de tinta a cada três anos. A repintura é suficiente para evitar envelhecimento, descascamento e perda de brilho com o passar dos anos.

Limpeza periódica

A higienização frequente é uma das formas de cuidar da fachada do prédio. O tempo de intervalo entre as lavagens depende de vários fatores, como acúmulo de sujeira e condições ambientais. Edifícios localizados em regiões poluídas devem ser limpos com mais frequência, enquanto as fachadas com pintura necessitam de menos lavagens para não serem danificadas.

Serviços especializados

Cuidar da fachada do prédio exige experiência e técnica de profissionais especializados. Por isso, a melhor prática é deixar a manutenção externa a cargo das empresas de alpinismo industrial, como a Climbing Service. Realizamos procedimentos em altura com todos os equipamentos necessários para entregar um resultado excelente. Oferecemos serviços de reforma predial de qualidade, entre eles pinturalimpeza de fachadas em toda a cidade do Rio de Janeiro. Entre em contato conosco e faça seu orçamento. Sua obra estará em ótimas mãos!

Gostou deste artigo? Continue a leitura no blog da Climbing Service e saiba tudo sobre o mundo do alpinismo industrial!

Posts RecentesCategoriasTags