BLOG
Climbing Service
29Mar
aplicação de silicone na fachada de vidro

Importância da aplicação de silicone na fachada de vidro

Fachadas de vidro proporcionam um clima de requinte e sofisticação para a construção predial. Existem vários serviços que podem ser realizados, como limpeza e outros modelos de manutenção. Porém, a aplicação de silicone ainda é um dos destaques quando se diz fachada de vidro. O material é utilizado na colagem dos vidros já que proporciona altíssima durabilidade e resistência. Além de entregar um resultado belíssimo. Conheça-o melhor ao longo deste artigo.

Entenda como funciona a aplicação de silicone na fachada de vidro

como é feita a aplicação de silicone

Definição do material

Antes de entender a aplicação de silicone, é de bom tom ter noção do surgimento do material. De origem mineral, mais precisamente do cristal, podem estar como resinas, fluidas, elastômeros e etc. O componente protagonista é silício, o mais abundante na superfície Terráquea depois do oxigênio. O químico inglês Frederic Stanley Kipping foi um dos pioneiros nos estudos acerca. Inclusive, foi responsável por nomear o hoje conhecido por silicone.

Principais tipos

  • Neutro: são versáteis e uma escolha perfeita para vedação. São precisas 72 horas, no mínimo, para selar. Isso levando em consideração as condições de espessura do material aplicado e do ambiente. Quanto mais altas a temperatura e umidade, mais rápido é o processo;
  • acético: liberam um odor semelhante ao do vinagre. Dependendo da superfície, pode oferecer riscos de contaminação, corrosão, ferrugem, oxidação, manchas e etc. Por essa razão, é indicado para locais internos com umidade alta. A vantagem para aplicação de silicone desse tipo é a alta resistência e elasticidade;
  • estrutural: utilizado para garantir a força e resistência para uma estrutura. É o funcionamento de um adesivo elastomérico de silicone. Muito requisitado em construção civil para fachadas de vidro.

E a aplicação, como funciona?

Preparo

Antes de realizar a aplicação de silicone, é preciso preparar a superfície. Sempre deve estar limpa, seca e livre de impurezas com pó e óleo. Além disso, resíduos de outros materiais da obra devem ser devidamente eliminados. Para uma boa limpeza, álcool pode ser um ótimo alinhado. A superfície só precisa estar totalmente seca antes da aplicação. Um perigo neste momento é utilização de gasolina ou querosene para a limpeza: isso é um erro! As laterais que não irão receber a aplicação de silicone podem ser protegidas com fitas adesivas.

Aplicação

Para a aplicação de silicone estrutural, que é o mais recomendado para fachada de vidro, alguns passos específicos são seguidos.

  • O projeto deve ter todo desenho revisado antes da aplicação;
  • análise da superfície e testes de adesão com material;
  • verificar todas as condições dos materiais a serem utilizados (solvente, selante e primer);
  • confirmar se vidro foi lapidado e cortado corretamente;
  • realizar a aplicação de silicone na área almejada e fazer o acabamento imediatamente.

Qual é a melhor forma de realizar o serviço?

aplicação de silicone na fachada

A melhor maneira de realizar aplicação de silicone em uma estrutura é com uma empresa especializada no assunto. Conte com a Climbing Service. Possuímos os equipamentos e profissionais altamente qualificados em alpinismo industrial. Em nosso blog, você confere outros artigos exclusivos sobre ponto de ancoragem, limpeza de estufa de vidro, manutenção de EPI, manutenção hidráulica predial e muito mais. Entre em contato e veja como podemos lhe ajudar!

Posts RecentesCategoriasTags