BLOG
Climbing Service
04Dez
silicone industrial

Saiba tudo sobre aplicação de silicone industrial

O silicone industrial é um composto químico utilizado amplamente em quase todos os produtos e etapas da construção civil. Possui quatro funções básicas no segmento: selante, adesivo estrutural, hidrofugante e aditivo. Por suas características resistentes às ações externas, o silicone é ideal para aplicações em vidro, como fachadas de prédios.

Quer saber mais sobre a aplicação de silicone industrial em fachadas de vidro? Continue lendo este artigo da Climbing Service e conheça a utilidade do produto nos serviços de alpinismo industrial. Confira!

Saiba mais sobre o silicone industrial

O silicone industrial é altamente resistente à umidade, às intempéries e a variações de temperatura. Entre suas características, podemos destacar a ação de selagem, fixação e impermeabilização. Por isso, ele é um dos materiais essenciais para manutenção e reparo dos sinais de desgastes em casas e edifícios. Materiais de construção, como vidro e telhas, também podem ser receber aplicação de produtos à base de silicone para restauração.

O silicone industrial pode agir em diferentes funções para aumentar a vida útil da construção e, assim, evitar reformas constantes. O material pode ser usado para colagem de superfícies, vedação de vidros e lacunas, impermeabilização de azulejos, entre outras utilidades. A aplicação de silicone é vantajosa para proprietários de imóveis e construções, pois reduz a geração de resíduos e diminui os custos com manutenção.

Tipos de silicone

Selante

O silicone industrial do tipo selante tem como função principal vedar lacunas entre as superfícies, tornando-as impermeáveis. Os selantes são encontrados em duas opções: acéticos e neutros. O acético é indicado para aplicação em locais com infiltração de água, enquanto o neutro é ideal para superfícies lisas, como mármore e vidro.

Os selantes são usados em vedações de esquadrias de portas, janelas e fachadas de prédios, assim como o estrutural. Porém, eles costumam ser menos resistentes que os adesivos estruturais. Também podem selar juntas de dilatação em pavimentos de concreto, boxes, banheiras, azulejos e pisos.

Adesivo estrutural

O adesivo estrutural é o tipo de silicone mais apropriado para colagem de vidros em fachadas. Ele tem como função unir o vidro, o aço e o ACM a perfis de alumínio com perfeita aderência. Assim, criam-se as fachadas de vidro, incluindo as chamadas “pele de vidro”.

O silicone adesivo apresenta alta resistência, flexibilidade, impermeabilidade e capacidade de absorção do estresse da estrutura. Além disso, assim como os selantes, os adesivos estruturais não são afetados por raios ultravioleta. Por isso, é utilizado em vedações de esquadrias de portas, janelas e fachadas.

Hidrofugante

O hidrofugante é utilizado para agir na prevenção de mofo em locais úmidos. Ele evita a proliferação de fungos e bactérias em rachaduras, impedindo que apareçam manchas escurecidas ou esverdeadas nas paredes. O silicone hidrofugante é usado para proteção de tijolos, telhas, rejuntes e concreto, pois impede a absorção de água por parte dos materiais.

Aditivo

Esse tipo de silicone é utilizado como aditivo de tintas, ou seja, reforça a estrutura molecular entre o pigmento e o substrato onde foi aplicado. Assim, acelera o processo de aderência e aumenta a longevidade da pintura. Inclusive, o silicone aditivo pode agir como antiespumante durante a aplicação da tinta, evitando a formação de bolhas.

Aplicação de silicone em fachadas de vidro

A aplicação de silicone industrial é essencial para fazer com que a fachada de vidro sustente a pressão exercida pelo vento. Por isso, o serviço deve ser realizado por uma empresa de alpinismo industrial. Somente profissionais capacitados para o trabalho em altura realizam o procedimento com segurança e qualidade. As fachadas em pele de vidro, por exemplo, necessitam de maior cuidado por parte dos trabalhadores devido à sua estrutura de alumínio “invisível”. Portanto, demandam capacitação adequada para a aplicação do silicone de forma perfeita.

Os alpinistas industriais utilizam a rotina de colagem (ou rotina de trabalho) para realizar a aplicação de silicone. Eles executam o cálculo da junta estrutural para cada tipo de obra. Depois, realizam o teste de adesão para verificar a amostra do silicone e assegurar que o material é adequado ao vidro. Essa é uma etapa importante, pois são observadas as reações do silicone com o alumínio, além de saber se o material irá cumprir sua função de colagem. Após a aplicação, é realizado um teste pós-colagem para certificar que o vidro está bem selado e com a aderência correta.

Portanto, contratar uma empresa que possua uma equipe técnica de qualidade com materiais e equipamentos adequados é primordial. Para isso, você pode contar com a Climbing Service! Somos a melhor opção do mercado de alpinismo industrial do Rio de Janeiro. Realizamos trabalhos em altura com competência e confiança para satisfazer os nossos clientes. Conte com nossa pintura e limpeza de fachadas com aplicação de silicone para conservar e reformar seu edifício! Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

 

CategoriasPosts Recentes