BLOG
Climbing Service
05Dez
Alpinista industrial realizando um serviço no edifício

Alpinista industrial: saiba mais sobre essa profissão importantíssima

O alpinista industrial é um profissional altamente qualificado que atua em obras de construção civil, onde tem a complicada missão de alcançar lugares de difícil acesso. Isso, sem utilizar estruturas de apoio, como andaimes, plataformas elevatórias ou bailéus. É considerada uma profissão de extrema importância, quando o local é limitado geograficamente.

Alpinista industrial: uma profissão arriscada

Grande parte dos edifícios possui uma estrutura geograficamente muito difícil de fazer reparos ou uma revitalização completa. Geralmente, esses prédios contam com uma arquitetura totalmente fora do comum em vários aspectos e é o alpinista industrial o responsável por executar tais tarefas.

O surgimento do alpinismo industrial ocorreu durante a construção da barragem de Hoover, Alabama (EUA) no início de 1930. A estabilização das paredes deterioradas do desfiladeiro era uma prioridade importante antes do início da construção. Mas, no Brasil, essa profissão só veio surgir por volta de 1990, permitindo que locais que apresentavam restrições de acesso fossem alcançados com segurança.

Porém, por ser uma profissão muito recente naquela época no Brasil, os profissionais eram amparados por normas internacionais, elaboradas pela International Rope Access Trade Association (IRATA), pois ainda não havia regras nacionais em relação à segurança.

Quando o alpinista industrial é necessário?

O alpinista industrial é geralmente requisitado para projetos onde dispositivos de elevação, plataformas ou andaimes tornam-se impraticáveis por razões econômicas ou estruturais, dificultando o trabalho pela inacessibilidade do local.

Quais são os serviços que o alpinista industrial realiza?

Geralmente é responsável pela inspeção, manutenção, reabilitação de pontes, viadutos, barragens, estruturas metálicas, edifícios, instalações industriais.

O trabalhador dessa área também realiza a limpeza, decapagem, pintura, reparação, corte e manuseio de material pesado, tudo isso sendo amparado por cordas.

Como se tornar um profissional dessa área?

Para que o trabalhador possa obter uma especialização em alpinismo industrial, ele precisa passar por um extenso programa de treino numa instituição profissional de acesso por corda. O curso também inclui uma preparação psicológica e profissional, amplo aprendizado técnico e de segurança.

Quais são os métodos de segurança?

Para garantir a segurança do profissional, existe um sistema anti queda, para que no caso de choque ou de uma aceleração súbita, a corda seja automaticamente travada, parando o trabalhador. Além disso, pode-se contar com outros materiais de segurança, como descensores, linhas de vida, capacetes, mosquetões e etc.

Aviso importante!

Em hipótese alguma é permitida a prática de alpinismo industrial a pessoas que não possuem um documento comprovativo de formação adequada na profissão, aptidão médica e conhecimento dos procedimentos de segurança.

Conheça a Climbing Service!

Precisa de profissionais altamente qualificados para trabalhar com grandes alturas? Conte com a qualidade da Climbing Service! Somos uma empresa de alpinismo industrial especializada em serviços em altura. Limpeza e revitalização de fachadas é conosco! Temos tudo o que você precisa para restaurar completamente o exterior do seu prédio. Entre em contato e saiba mais!

Gostou de conhecer um pouco da profissão de alpinista industrial? Para mais curiosidades como essa, conheça o nosso blog. Confira!

Posts RecentesCategoriasTags