BLOG
04Abr
Profissionais no trabalho em altura com acesso por cordas

Conheça os 5 tipos de nós mais utilizados no acesso por cordas

No trabalho em altura, existem inúmeros fatores que influenciam na sua segurança. Um deles são os nós utilizados em seus equipamentos de seguranças. Os nós formam terminações em cabos de ancoragem têxteis e existem os adequados para o uso de acesso por cordas.

Os nós podem ser realizados de diversas formas, variando de pessoa para pessoa. Porém, devem estar idênticos entre si, devido a questões de segurança e padronização. Portanto, é indicado que eles sejam realizados por um profissional, como um técnico em acesso por cordas, que pode realizá-los e fixá-los de maneira correta.

Sabendo da importância deste conhecimento para o alpinismo industrial, a Climbing Service preparou este artigo para você com 5 tipos de nós utilizados no acesso por cordas. Confira!

Quais são os 5 tipos de nós mais utilizados em acesso por cordas?

nós do acesso por cordas

1. Nó Oito Duplo e Oito Guiado

O Nó Oito Duplo é o mais recorrente e mais utilizado em resgate urbano, acesso por cordas, salvamento em altura, escalada, etc. Este nó é utilizado sempre que houver a necessidade de ancorar a corda em alguém ou algum ponto. Como exemplo, podemos citar o encordoamento de escaladores, ancoragens e macas. O Nó Oito Duplo possui grande eficiência e facilidade de confecção e ajuste.

O Nó de Oito Guiado também é conhecido como União de Cordas com Nó de Oito. Ele constitui uma forma simples para unir duas cordas de diâmetro parecidas e que, normalmente, possui facilidade ao desatar. Tal nó é uma espécie de Nó em Oito “redobrado”. Ou seja, um número oito atado na extremidade de uma corda e a segunda corda segue as voltas da primeira paralelamente, mas partindo de uma direção oposta.

2. Nó Borboleta

Também conhecido por Borboleta Alpina ou Nó de Alpinista, o Nó de Borboleta é utilizado para formar um laço fixo no meio de uma corda onde for necessário.

Por exemplo, quando a corda sofrer tensão em sentidos opostos, para criar uma alça no meio dela ou no caso de isolar um ponto da corda que apresentar algum dano. A melhor opção para esses casos é o Nó de Borboleta. Pois, diferente do Nó Oito Duplo, ele não encavala caso seja tracionado em sentidos opostos, e sim permanece simétrico.

Este nó possui facilidade de inspeção em termos de correção, podendo ser executado em qualquer direção, permitindo o uso de luvas, sendo muito utilizado na montagem de fracionamentos de linhas de vida temporárias com corda, ancoragens de vítima e socorrista em descidas de maca, etc.

3. Nó Orelha de Coelho

Este nó é muito utilizado em sistemas de ancoragem de acesso por cordas, como em escalada, para equilibrar duas escoras, proporcionando redundância na montagem de uma ancoragem equalizada em ‘’V’’, entre outras.

Nascido a partir do Oito Duplo, seu princípio é que cada alça esteja ancorada em um ponto diferente, para que não ocorra a divisão da carga ou que haja transferência para outro ponto de ancoragem na falha do primeiro. É considerado forte e seguro, com fácil ajuste nos tamanhos dos laços.

Também é conhecido como Mickey ou Oito Duplo com Alças Duplas.

4. Nó Pescador Simples e Duplo

O Nó de Pescador Simples é usado na união de duas linhas de diâmetro iguais. Todavia, opte sempre pelo Nó de Pescador Duplo, por ser mais seguro, obter mais resistência e possuir um ajuste melhor. Este nó é usado frequentemente em buscas e salvamento em escalada e, também, em arboricultura. Do mesmo modo, pode ser utilizado para juntar as extremidades de um fio para colares.

5. Nó nove

Semelhante ao Nó Oito, o Nó Nove possui uma volta a mais em sua finalização, sendo ainda mais confiável para cargas, possuindo menor percentual de redução em resistência dos cabos. É o mais adequado para ambientes verticais, suportando grandes cargas.

É um engate de atrito, utilizado para colocar um laço de cordão em torno de uma corda, muito aplicada no alpinismo, na canoagem, no montanhismo, na exploração de grutas, nos salvamentos com cordas e em arboricultura.

Fique por dentro sobre as novidades do acesso por cordas!

Nós, da Climbing Service,  somos referência entre as empresas de alpinismo industrial. Contamos com profissionais de qualidade, regido por diversos órgãos, como o CREA, IRATA, ABENDI E ANEAC, seguindo sempre as normas de segurança para trabalho em altura. Com alguns anos de experiência, oferecemos o melhor serviço de pintura de fachadas e limpeza de fachadas com melhor custo/benefício.

Em nosso site, você confere artigos exclusivos no blog!

Entre em contato e solicite seu orçamento agora mesmo!

Compartilhe!

Posts Recentes Categorias Tags